Santidade ao senhor

Estudo Bíblico

 Tema: Santidade 

Significado: A santidade é um atributo(qualidade) de Deus (Pai, Filho e Espírito) pelo qual ele é moralmente puro e perfeito, separado e acima do que é mau e imperfeito (Êx 15.11; Sl 29.2 Hb 12.10). Possuindo esse atributo Deus tornasse Santo (Is 6.3-7; Lv 11.45; 1Pe 1.16). Em 1Pedro 1.16 está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. A vontade de Deus, é a nossa santificação (1Ts 4.3). Portanto, Deus chama o crente, para ser santo, porque sem santidade o crente não verá ao Senhor (Hb 12.14). Deus chama o crente para se santificar (separar do mundo) e se dedicar a ele. Existem então três meios divinos para a santificação. São eles: O sangue de cristo (Hb 13.12; 10.10, 14; 1Jo 1.7). Em que sentido seria a pessoa santificada pelo sangue de Cristo? 

 Em resultado da obra consumada de Cristo, o pecador penitente é transformado de pecador impuro em adorador santo. A santificação é o resultado dessa maravilhosa obra redentora do Filho de Deus, ao oferecer-se no calvário para aniquilar o pecado pelo seu sacrifício. Em virtude deste sacrifício, o crente é eternamente separado para Deus; sua consciência é purificada, e ele próprio é transformado de pecador impuro em santo adorador, unido em comunhão com o Senhor Jesus Cristo; pois assim o que santifica, como os que são santificados, São todos de um; por cuja causa não se envergonha de lhes chamar irmãos(Hb 2.11).

 2) O espírito santo (1Co 6.11; 2Ts 2.12; 1Pe 1.1,2; Rm 15.16). Nessas passagens, a santificação pelo Espírito Santo é apresentada como o início da obra de Deus no coração dos homens, conduzindo-os ao inteiro conhecimento da justificação pela fé no sangue aspergido de Cristo. Tal qual o Espírito pairava por cima do caos original (Gn 1.2), seguindo-se o estabelecimento da ordem do Verbo de Deus, assim o espírito paira sobre a alma humana, fazendo-a abrir-se para receber a luz e a vida de Deus ( 2Co 4.6). 

 3) A palavra de Deus (Jo 17.17; Ef 5.26; Jo 15.3; Sl 119.9; Tg 1.13-25). Os cristãos são descritos como sendo gerados pela palavra de Deus (1Pe 1.23). A palavra de Deus desperta os homens a compreenderem a insensatez e impiedade de suas vidas. Quando dão importância à palavra, arrependemos-se e crendo em Cristo, são purificados pela Palavra que lhes foi falada. Esse é o início da purificação que deve continuar através da vida do crente. No ato de sua consagração ao ministério, o sacerdote israelita recebia um banho sacerdotal completo, banho que nunca mais se repetiria; era uma obra feita uma vez para sempre. Todos os dias porém, era obrigado a lavar as mãos e os pés. Da mesma maneira, o degenerado foi lavado (Tt 3.5); mas precisa de uma separação diária das impurezas e imperfeições conforme lhe forem reveladas pela Palavra de Deus, que serve como espelho para a alma (Tg 1.22-25). Deve lavar as mãos, isto é, guardar-se das imundícies que tão facilmente se apegam aos pés do peregrino que anda pelas estradas deste mundo.

Obreiro Kaio Diniz

Comentários